quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Dia de Chuva

Hoje a chuva cai lá fora, tirando a alegria de muitos, que cabisbaixos, andam encolhidos, atravessam ruas, andam apressados para seus compromissos inadiáveis. Para alguns a chuva traz transtornos, chateação, mau humor, intolerância no trânsito e no tratamento com os outros.
Apesar de todos esses transtornos, nunca encarei a chuva como um problema, ela me traz alegria, boas recordações. Me faz lembrar do meu tempo de criança, quando corria na chuva, com a roupa colada ao corpo, pisando, descalço, nas poças de água no gramado de casa, rindo feliz, sem me importar com os irritados “sai da chuva”, “vai ficar doente, menina” ou “a mãe vai brigar com você”. Depois de tanto brincar, correr, pular, ficar rodeando com os braços abertos, cabeça levantada, para sentir a chuva cair no rosto, entrava em casa, tomava um banho quente, deitava embaixo de uma montanha de cobertas e adormecia, escutando o barulho da chuva no telhado. Como era bom!!!
Lembro-me, também, de um dia estar em casa com meu marido, olhando a chuva pela janela, ajoelhados no sofá. Falei para ele:
- Um dia vamos tomar um banho de chuva?
- Se for agora - me respondeu ele.
Pulamos do sofá, eu não acreditando...
Voltei a ser criança. Saí com ele na chuva. Acho que eu estava me divertindo mais do que uma criança. Corremos, brincamos de roda, pulamos...Foi maravilhoso!!!
Em dia de chuva, a imaginação ganha asas. Tanto para brincar fora ou dentro de casa. Tudo é mais divertido. Dentro de casa, as almofadas do sofá, passam a ser animais. A mesa, passa a ser caverna. A cama, um grande navio, enfrentando uma tempestade. Vassouras e rodos, são cavalos. Sem contar no jogos, que aproveitamos para jogar. Nos filmes que assistimos. No livro, que foi esquecido na estante, que voltamos a ler. Fazemos coisas que nem nos lembrávamos de como é gostoso.

Agora pense: um final de semana de chuva não é pouco, para tantas coisas legais que se tem para fazer?

No próximo dia que chover, aproveite para dormir um pouquinho mais, escutando o barulhinho no telhado. Assista um bom filme. Brinque, volte a ser criança. Sabe aquele livro ou revista? Aproveite para ler. Jogue, jogos de tabuleiros, de carta, palavras cruzadas... Faça pipoca, chocolate quente, bolinho de chuva, pão de queijo... Escute música, faça uma seleção das que você mais gosta. E se você tem alguém especial, saia tomar um banho de chuva, sem pressa, sem se importar com a roupa, com o cabelo, você vai ver como vale a pena um dia de chuva.





Nenhum comentário:

Postar um comentário