quarta-feira, 11 de agosto de 2010

CIÚMES


Hoje estive pensando de onde vem esse sentimento, que mais destroe relacionamentos. Ter ciúme é normal, desde que seja moderado, sadio, é até gostoso, faz bem e mostra preocupação.

Mas o ciúme que me preocupa, é o patológico. Aquele que vem para destruir.
O ciúme patológico é algo que ronda qualquer pessoa ou classe social, vários são os fatos que já ocorreram entre artistas famosos, empresários, e que viraram notícias da mídia, como o caso muito conhecido de Ana Paula Arózio: “O noivo da atriz, o empresário Luiz Carlos Leonardo Tjurs, suicidou-se com um tiro na boca, por uma idéia que havia alimentado de uma suposta traição por parte de Ana Paula Arózio, ele, momentos antes do suicídio, chegou a mostrar a arma para atriz, pedindo que o matasse, mas ela recusou-se.” O fato ocorreu em São Paulo e 1996.

Não acho que a pessoa que tem esse sentimento, se sinta bem e o pior é que faz mal não só para si mesmo, mas para o(a) companheiro(a). As pessoas ciumentas, são na maioria, agressivas, e acredito que elas não gostam de ser assim, nem elas mesmos se aceitam, por saber que o ciúme faz mal. Machuca o outro com intrigas, paranóias, pensamentos obsessivos e desconfianças sem fundamento.

Eu acho que o ciúme é falta de confiança em si mesmo, é não se valorizar, é não acreditar no amor que o outro(a) diz existir, que existem pessoas melhores do que ela e que ela é substituível.

O maior agravante é que o ciumento doentio é tremendamente infeliz. Vive angustiado, criando traições que, na realidade, não existem. Busca a verdade de forma errada, porque a vê e sente sob o seu ângulo, quando a realidade é outra. Controla a vida do outro, castra-o, sufoca-o, desnorteia-o, refletindo o clima insuportável que reina em seu interior. Quem é ciumento não age assim apenas em casa, mas em todos os lugares, inclusive no trabalho. Continuamente vê coisas que não existem e, nesse estágio, demonstra não estar nada bem.

Se decidimos ficar com alguém é por opção nossa, ninguém nos obrigou. Vimos nele(a) algo especial e queremos manter isso. Então porque destruir o que pode ser uma linda história de amor, com essa besteira de ciúme doentio?

As pessoas devem se unir pelo coração e não pela posse. Cada pessoa tem o direito de buscar sua felicidade e individualidade.

Amar significa acrescentar algo, crescer juntos e construir uma vida com harmonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário