sábado, 30 de outubro de 2010

Jeitos de Amar by Adélia Prado

Uma personagem põe-se a lembrar da mãe, que era
danada de braba, mas esmerava-se na hora de fazer
dois molhos de cachinhos no cabelo da filha, para
que ela fosse bonita pra escola.

"Meu Deus, quanto jeito que tem de ter amor".
É comovente porque é algo que a gente esquece:
milhões de pequenos gestos são maneiras de amar.
Beijos e abraços são provas mais eloqüentes,
exigem retribuição física, são facilidades do corpo.

Porém há diversos outras demonstrações mais sutis.
Mexer no cabelo, pentear os cabelos, tal como
aquela mãe e aquela filha, tal como namorados
fazem, tal como tanta gente faz: cafunés.
Amigas colorindo o cabelo da outra, cortando
franjas, puxando rabos de cavalo, rindo soltas.

Quanto jeito que há de amar.
Flores colhidas na calçada, flores compradas, flores
feitas de papel, desenhadas, entregues em datas
nada especiais: "lembrei de você".
É este o único e melhor motivo para azaléias,
margaridas, violetinhas.

Quanto jeito que há de amar.
Um telefonema pra saber da saúde, uma oferta de
carona, um elogio, um livro emprestado, uma carta
respondida, uma mensagem pelo celular, repartir o
que se tem, cuidados para não magoar, dizer a
verdade quando ela é salutar, e mentir, sim, com
carinho, se for para evitar feridas e dores desnecessárias.

Quanto jeito que há de amar.
Uma foto mantida ao alcance dos olhos, uma
lembrança bem guardada, fazer o prato predileto de
alguém e botar uma mesa bonita, levar o cachorro
pra passear, chamar pra ver a lua, dar banho em
quem não consegue fazê-lo só, ouvir os velhos,
ouvir as crianças, ouvir os amigos, ouvir os parentes, ouvir.

Quanto jeito que há de amar.
Orar por alguém, vestir roupa nova pra
homenagear, trocar curativos, tirar pra dançar, não
espalhar segredos, puxar o cobertor caído, cobrir,
visitar doentes, velar, sugerir cidades, filmes, cds,
brinquedos, brincar...

Quanto jeito que há.



quinta-feira, 14 de outubro de 2010

"Tudo o que chega, chega sempre por uma razão" by Fernando Pessoa

Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final..
Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.
Foi despedida do trabalho?
Terminou uma relação?
Deixou a casa dos pais?
Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu.
Pode dizer para si mesma que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó.
Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seu marido ou sua esposa, seus amigos, seus filhos, sua irmã, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.
Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco.
O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.
As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora.
Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem.
Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso .... e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.
Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.
Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos.
Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor.
Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.
Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do "momento ideal".
Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará.
Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade.
Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.
Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.
Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem vc é. Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu própria, antes de conheceres alguém e de esperares que ele veja quem tu és
E lembra-te :

“Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão” (Fernando Pessoa)

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Deus é fiel!!!



Há um ano atrás perdi um carro, no qual tinha pago 15 parcelas, acabei saindo de um dos empregos em que trabalhava e não tive condições de pagar em dia as parcelas seguintes. De uma forma injusta me tiraram o carro sem me darem nem o valor que eu tinha pago de entrada. Na hora fiquei muito triste, mas pensei: " Mais tem Deus pra dar, do que o homem pra tirar" e completei: "Deus vai me dar outro melhor e nas mesmas condições".

Ontem de manhã uma mulher me procurou e falou que precisava falar justamente comigo, só que não sabia se estaria no serviço, pois eu trabalho só na parte da tarde,(mas na segunda eu faço para a minha irmã, que faz estágio da faculdade). Ela me ofereceu o carro dela em que tinha pago exatemente 15 parcelas, para que assumisse o restante, sem nada de entrada.

Na hora lembrei do antigo carro e do tinha acontecido, agradeci a Deus, Ele providenciou o melhor para mim. O carro que eu tinha era um Fiesta 1998, 1.0, a documentação estava atrasada e eu tinha feito o motor dele que tinha fundido. Para vocês verem como Deus faz o melhor para nós, o carro que eu peguei agora é um Corsa Wind, 2001, 1.6, completo, a documentação está em dia, IPVA, licenciamento, tudo pago e o motor acabou de ser feito também.

Só Deus sabe das humilhações que passei durante os últimos dias e o quanto tenho chorado e pedido à Ele que me abençõe, sei que tenho sido falha para com Ele, mas Ele conhece o meu coração. Tenho sido sincera naquilo que faço e que falo e sei que o meu Deus não me deixará envergonhada perante os meus acusadores.

Lembro-me também, que um dia trabalhando no hospital a noite, uma mulher, que eu não conhecia e que nunca mais a vi, me chamou e disse que Deus tinha um plano em minha vida, achei estranho ela me falar aquilo, não que eu duvide que Deus use as pessoas para falar com a gente, mas aquela mulher me falava de Deus com um cigarro na mão, fiquei meio confusa, mas ela me disse mais. "Você vai fazer a obra de Deus, mas você não vai ter esse carro que você tem hoje, Deus vai te dar um melhor e sabe quando você vai lembrar de mim? Quando isso se cumprir na sua vida."

E foi exatamente o que aconteceu, nunca mais havia me lembrado dela, mas hoje a hora que peguei a chave do carro, Deus me fez lembrar dela e mais uma vez eu tive a certeza de que Ele é fiel e justo e que não nos abandona nunca.

Devemos agradecer a Deus mesmo por aquilo que não parece bom aos nossos olhos, pois se Deus permitiu que acontecesse, Ele tem Seus motivos, que agora não sabemos, mas que saberemos mais tarde (João 8:7). Deus tem os Seus planos. Basta aceitarmos!





quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Por que???

As vezes quero escrever, mas não sei bem direito o que escrever.. Esses últimos meses estão sendo difíceis pra mim. Estou passando por uma situação complicada do meu relacionamento. Momentos de discussões e intrigas. Não sei muito bem como agir.

Nas últimas semanas quase não nos falamos. Tento me mostrar forte, alegre e decidida, mas na verdade não é nada disso. Tenho sofrido, chorado, estou angustiada, apesar de não demonstrar.

Combinamos de ir viajar, para eu conhecer a família dele (estamos há um ano e meio juntos, mas não tive a oportunidade de conhecer a família dele), mas por conseqüência desses desentendimentos acabei não indo. Achei que ele indo e me deixando sozinha por um tempo iria facilitar mais para que eu o esquecesse e não sofreria tanto com a separação. Engano meu. Sinto cada dia mais a sua falta.

Estou vivendo um dia de cada vez!
Cada manhã me traz um sentimento novo, diferente.
O mais forte é o de não conseguir acreditar que isso realmente ta acontecendo. Estar em casa e pensar que ele não está. Eu sempre achei deprimente ter que comer sozinha. E hoje é ainda mais triste! Porque todas as noites eu já tinha com quem jantar e agora não tenho a sua companhia. E fora a companhia, alguém que cozinhe para mim, tenha umas idéias meio loucas e faça a comida ficar hiper gostosa!

Agora eu tenho que ficar sozinha... Comer sozinha, dormir sozinha, assistir um filme sozinha... Sem os abraços dele, as palhaçadas dele, as comidas gostosas que ele fazia. Sem ver ele todos os dias! Ai gente, como dói. Dói tanto, vcs não fazem idéia!

Não quero que vcs pensem que sou forte sempre, por isso estou desabafando aqui...
Mas como é triste não ter alguém para sentar do meu lado quando assisto tv, dar um beijinho de boa noite, dormir abraçado...

Existe uma nuvem escura na minha frente que não me deixa ver e muito menos imaginar como serão meus próximos dias, meses e anos sem ele. Me sinto sem chão.

Gostaria, sim que tudo desse certo. Que pudessemos nos entender novamente e que a paixão que nos uniu, voltasse com a mesma intensidade. Com a correria do dia-a-dia deixamos um ao outro de lado e pensamos que está tudo bem. Só com o passar dos dias percebemos que estamos fazendo tudo errado e mesmo que tentamos consertar já não conseguimos mais.

Sinceramente, sempre sonhei em ter uma família. Como meus pais, que há 31 anos decidiram ter uma família e cumprem com o compromisso deles. Mas eu não tive essa sorte, ou não sube lidar com isso. Não pq eu não queira, é pq não consegui mesmo.

Tudo na vida passa... Espero que eu consiga superar essa fase ruim da melhor forma possível. Estou com minhas coisas todas arrumadas para me mudar, reformando uma casa, mas no fundo não sei se é isso mesmo que vai acontecer, eu não gostaria de terminar esse relacionamento, que não foi ruim. Tivemos momentos maravilhosos, compartilhamos de muitas coisas boas no decorrer desse tempo. Se realmente tiver um fim definitivo, terei recordações muito alegres para relembrar.

Acho que hoje meus pensamentos estão um pouco confusos, mas é assim mesmo que me sinto, as vezes não consigo expressar direito o que está em meu coração!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

DEUS TUDO PODE

"Quando o sonho se desfaz, Deus reconstrói;
Quando se acabam as forças, Deus renova;
Quando é inevitável conter as lágrimas, Deus dá alegria;
Quando não há mais amor, lembre-se DEUS é Amor;
Quando a maldição é certa, Deus transforma em bênção;
Quando parecer ser o final, Deus te diz: Não é o fim!;
Quando a aflição quer persistir, Deus nos envolve com a paz;
Quando a doença assola, Deus é quem cura;
Quando o impossível se levanta, Deus o torna possível;
Quando faltam as palavras, Deus sabe o que queremos dizer;
Quando tudo parece se fechar, Deus abre uma nova porta;
Quando você diz: não vou conseguir, Deus diz: não temas, pois estou contigo;
Quando o coração é machucado por alguém, Deus é quem derrama o bálsamo curador;
Quando não há possibilidade, Deus faz o milagre;
Quando só há morte, Deus é a vida;
Quando a noite parece não ter fim, Deus faz nascer o amanhecer; (Que Lindo!)
Quando caímos num profundo abismo, Deus estende sua mão e nos tira de lá;
Quando tudo é dor, Deus dá o Refrigério;
Quando o calor da provação é grande, Deus dá a sombra da sua presença;
Quando o inverno parece infinito, Deus traz o verão;
Quando não existe mais fé, Deus diz: creia;
Quando estamos a um passo do inferno, Deus nos dá a direção do céu;
Quando não temos nada, Deus nos dá tudo;
Quando alguém diz que não somos nada, Deus nos diz que faremos proezas n'Ele;
Quando difícil se torna o caminhar, Deus nos carrega no seu colo.
"DEUS PODE TUDO POR VOCÊ"

Deus abençoe.


sexta-feira, 10 de setembro de 2010

AMIZADE VERDADEIRA

Há pessoas que passam por nossas vidas e acabam deixando um imenso vazio quando simplesmente, desaparecem. Amizades que construímos no decorrer de nossa vida. Amigos de infância, de escola, de trabalho, que marcam e que sem mais nem menos desaparecem. Pensamos que nunca mais os veremos e isso nos causa uma tristeza enorme.

Temos curiosidade de saber como estão, se casaram, tiveram filhos, ou se simplesmente tiveram uma carreira promissora.

Costumamos chamar de amigos todos os que nos cercam. Seria bom se fosse realmente assim.
Mas será que todos são amigos de verdade? Ou nós somos amigos deles?
Nem sempre. Tem pessoas que são meros colegas.

Me veio a lembrança vários “amigos” que passaram por minha vida. Voltei alguns anos atrás, no meu primeiro emprego. Tive várias amizades, das quais jamais esqueci.

Mas tive um amigo em especial, que me fazia rir, que me fazia pensar melhor na vida, que com seu jeito encantador, (apesar de tudo que tinha passado), estava sempre brincando, sorrindo e sonhando com um futuro melhor.

O simples fato de poder vê-lo, tornava o meu dia muito melhor. Um sorriso, uma palavra, um incentivo, um abraço, fazia toda a diferença para mim.

Passávamos parte do nosso dia juntos, tomávamos café, almoçávamos na casa da mãe de uma colega de trabalho, aproveitávamos a hora do almoço para darmos umas voltas e resolver algumas coisas, às vezes minhas, outras dele, (até meu óculos ele que me ajudou escolher) e a tarde sempre dávamos um jeito de nos encontrar ou na cozinha, ou no xérox. Eu adorava ter a companhia dele. Ficava irada quando não o encontrava para me despedir no final do expediente.

Tentei puxar pela memória algum amigo que tivesse me feito tão feliz por algum tempo, foi um pouco mais de um ano, mas infelizmente não consegui recordar de mais ninguém que tivesse tão próximo, sempre me ajudando e me dando força, sendo amigo para o que desse e viesse.
Isso me levou a pensar na verdadeira amizade.

O que é ser amigo?

Amigo é aquele que realmente gosta de nós e que nós retribuímos o mesmo carinho e queremos que sempre esteja bem. Isso nós deixa muito feliz. Faz parte de nossa vida de verdade.

O verdadeiro amigo nos aceita como somos, mas não deixa de nos dar uns puxões de orelha sempre que precisamos. E nós gostamos quando o amigo faz isso, porque sabemos que se preocupam com nós.

O verdadeiro amigo nós dá conselho quando estamos tristes, passando por situações difíceis, que ás vezes para nós parece ser o fim, mas ele está ali sempre pronto a ajudar no que for preciso, nem que seja só para ouvir e oferecer o ombro para que possamos chorar.

O verdadeiro amigo se alegra quando estamos alegres, compartilha de nossa alegria como se fosse a dele.

O verdadeiro amigo nem sempre está presente todos os dias, mas sempre está ali ao nosso alcance quando sentimos saudade, quando queremos saber se ele está bem ou quando precisamos contar toda nossas mágoas ou nossas alegrias.

Voltando a história, do meu velho e querido amigo, depois de algumas buscas pela internet, finalmente o reencontrei. Estava morando bem longe. Em Londres. Sabia que não poderia vê-lo pessoalmente. Vocês não imaginam a minha felicidade, por ter algumas informações desse amigo. Me senti ansiosa, nervosa, com medo dele nem lembrar mais que eu existia. Ele tinha marcado muito na minha vida, tinha sido importante, mas e eu? Será que tinha sido uma boa amiga, para que ele também lembrasse de mim com o mesmo carinho?

Passei horas pensando e imaginando. Será que existiria realmente esse reencontro? E como seria?
Toda vez que eu entrava na internet a ansiedade era maior, até que no final da tarde, lá estava um recado, um e-mail e logo em seguida um “OI” no MSN. Meu Deus!!! Meu coração parecia que iria sair pela boca. No mesmo dia ele me ligou. Parecia um sonho. Eu estava falando com um amigo que não via, pior, que não tinha nem notícias há 14 anos. Foi maravilhoso!

Hoje mantemos contato sempre que possível. A saudade agora é bem maior. Sei que não reencontrei somente um amigo, mas um anjo que Deus colocou em minha vida. Sei que tenho novamente ao meu lado uma pessoa que, mesmo quando estou nos meus piores dias, consegue me fazer sorrir de verdade.

Com ele aprendi que tudo na vida é possível, que podemos atingir todos os nossos objetivos, que enfrentar os obstáculos com a cabeça erguida, os tornam mais fáceis e que se temos alguém ao nosso lado (mesmo distante fisicamente), qualquer problema se torna tão fácil de resolver.

Ele é, sem dúvida, um presente que Deus me deu. Um antigo companheiro de jornada que reencontrei, para que continuemos juntos, nos apoiando nesta nova caminhada.

Ele sempre diz não busca quantidade, mas, sim, a qualidade, certo de que a verdadeira amizade deve ser cultivada e cuidada como algo de real valor em nossa vida, algo que não nos pode ser tirado, e que levaremos conosco eternamente.A verdadeira amizade, nem um oceano pode separar. Porque ela é sólida. Nada pode abalá-la. Ninguém pode interferir. Porque ela é construída com amor e dedicação total.

Quando conquistamos um amigo (já que eles são raros), devemos cuidar e retribuir todo carinho e atenção que recebemos.

A amizade é como uma flor, tem que ser regada e adubada sempre com muito amor e carinho, para que ela se fortaleça...

Pv. 27:9 “Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver.”


Sidnei, te reencontrar foi maravilhoso, você realmente me conhece, sabe mais de mim, que qualquer outra pessoa, hoje posso dizer que eu tenho um amigo. Te amo!!! Que Deus te abençõe sempre e mesmo distante, estarei aqui torcendo por você.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

CIÚMES


Hoje estive pensando de onde vem esse sentimento, que mais destroe relacionamentos. Ter ciúme é normal, desde que seja moderado, sadio, é até gostoso, faz bem e mostra preocupação.

Mas o ciúme que me preocupa, é o patológico. Aquele que vem para destruir.
O ciúme patológico é algo que ronda qualquer pessoa ou classe social, vários são os fatos que já ocorreram entre artistas famosos, empresários, e que viraram notícias da mídia, como o caso muito conhecido de Ana Paula Arózio: “O noivo da atriz, o empresário Luiz Carlos Leonardo Tjurs, suicidou-se com um tiro na boca, por uma idéia que havia alimentado de uma suposta traição por parte de Ana Paula Arózio, ele, momentos antes do suicídio, chegou a mostrar a arma para atriz, pedindo que o matasse, mas ela recusou-se.” O fato ocorreu em São Paulo e 1996.

Não acho que a pessoa que tem esse sentimento, se sinta bem e o pior é que faz mal não só para si mesmo, mas para o(a) companheiro(a). As pessoas ciumentas, são na maioria, agressivas, e acredito que elas não gostam de ser assim, nem elas mesmos se aceitam, por saber que o ciúme faz mal. Machuca o outro com intrigas, paranóias, pensamentos obsessivos e desconfianças sem fundamento.

Eu acho que o ciúme é falta de confiança em si mesmo, é não se valorizar, é não acreditar no amor que o outro(a) diz existir, que existem pessoas melhores do que ela e que ela é substituível.

O maior agravante é que o ciumento doentio é tremendamente infeliz. Vive angustiado, criando traições que, na realidade, não existem. Busca a verdade de forma errada, porque a vê e sente sob o seu ângulo, quando a realidade é outra. Controla a vida do outro, castra-o, sufoca-o, desnorteia-o, refletindo o clima insuportável que reina em seu interior. Quem é ciumento não age assim apenas em casa, mas em todos os lugares, inclusive no trabalho. Continuamente vê coisas que não existem e, nesse estágio, demonstra não estar nada bem.

Se decidimos ficar com alguém é por opção nossa, ninguém nos obrigou. Vimos nele(a) algo especial e queremos manter isso. Então porque destruir o que pode ser uma linda história de amor, com essa besteira de ciúme doentio?

As pessoas devem se unir pelo coração e não pela posse. Cada pessoa tem o direito de buscar sua felicidade e individualidade.

Amar significa acrescentar algo, crescer juntos e construir uma vida com harmonia.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Seja Feliz

Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo.
Só você pode evitar que ela vá à falência. Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você.
Gostaria que você sempre se lembrasse de que ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções. Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.
Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza.
Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos.
Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, Oncompreensões e períodos de crise. Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma e agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
É beijar os filhos, curtir os pais e ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem.
Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós.
É ter maturidade para falar "eu errei". É ter ousadia para dizer "me perdoe".
É ter sensibilidade para expressar "eu preciso de você". É ter capacidade de dizer "eu te amo".
Desejo que a vida se torne um canteiro de oportunidades para você ser feliz...
Que nas suas primaveras você seja amante da alegria.
Que nos seus invernos você seja amigo da sabedoria.
E, quando você errar o caminho, recomece tudo de novo, pois assim você será cada vez mais apaixonado pela vida.
E descobrirá que...
Ser feliz não é ter uma vida perfeita.
Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância.
Usar as perdas para refinar a paciência.
Usar as falhas para esculpir a serenidade.
Usar a dor para lapidar o prazer.
Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.
Jamais desista de si mesmo!!!
Jamais desista das pessoas que você ama.
Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível.
E você é um ser humano especial !!!!!