sexta-feira, 10 de setembro de 2010

AMIZADE VERDADEIRA

Há pessoas que passam por nossas vidas e acabam deixando um imenso vazio quando simplesmente, desaparecem. Amizades que construímos no decorrer de nossa vida. Amigos de infância, de escola, de trabalho, que marcam e que sem mais nem menos desaparecem. Pensamos que nunca mais os veremos e isso nos causa uma tristeza enorme.

Temos curiosidade de saber como estão, se casaram, tiveram filhos, ou se simplesmente tiveram uma carreira promissora.

Costumamos chamar de amigos todos os que nos cercam. Seria bom se fosse realmente assim.
Mas será que todos são amigos de verdade? Ou nós somos amigos deles?
Nem sempre. Tem pessoas que são meros colegas.

Me veio a lembrança vários “amigos” que passaram por minha vida. Voltei alguns anos atrás, no meu primeiro emprego. Tive várias amizades, das quais jamais esqueci.

Mas tive um amigo em especial, que me fazia rir, que me fazia pensar melhor na vida, que com seu jeito encantador, (apesar de tudo que tinha passado), estava sempre brincando, sorrindo e sonhando com um futuro melhor.

O simples fato de poder vê-lo, tornava o meu dia muito melhor. Um sorriso, uma palavra, um incentivo, um abraço, fazia toda a diferença para mim.

Passávamos parte do nosso dia juntos, tomávamos café, almoçávamos na casa da mãe de uma colega de trabalho, aproveitávamos a hora do almoço para darmos umas voltas e resolver algumas coisas, às vezes minhas, outras dele, (até meu óculos ele que me ajudou escolher) e a tarde sempre dávamos um jeito de nos encontrar ou na cozinha, ou no xérox. Eu adorava ter a companhia dele. Ficava irada quando não o encontrava para me despedir no final do expediente.

Tentei puxar pela memória algum amigo que tivesse me feito tão feliz por algum tempo, foi um pouco mais de um ano, mas infelizmente não consegui recordar de mais ninguém que tivesse tão próximo, sempre me ajudando e me dando força, sendo amigo para o que desse e viesse.
Isso me levou a pensar na verdadeira amizade.

O que é ser amigo?

Amigo é aquele que realmente gosta de nós e que nós retribuímos o mesmo carinho e queremos que sempre esteja bem. Isso nós deixa muito feliz. Faz parte de nossa vida de verdade.

O verdadeiro amigo nos aceita como somos, mas não deixa de nos dar uns puxões de orelha sempre que precisamos. E nós gostamos quando o amigo faz isso, porque sabemos que se preocupam com nós.

O verdadeiro amigo nós dá conselho quando estamos tristes, passando por situações difíceis, que ás vezes para nós parece ser o fim, mas ele está ali sempre pronto a ajudar no que for preciso, nem que seja só para ouvir e oferecer o ombro para que possamos chorar.

O verdadeiro amigo se alegra quando estamos alegres, compartilha de nossa alegria como se fosse a dele.

O verdadeiro amigo nem sempre está presente todos os dias, mas sempre está ali ao nosso alcance quando sentimos saudade, quando queremos saber se ele está bem ou quando precisamos contar toda nossas mágoas ou nossas alegrias.

Voltando a história, do meu velho e querido amigo, depois de algumas buscas pela internet, finalmente o reencontrei. Estava morando bem longe. Em Londres. Sabia que não poderia vê-lo pessoalmente. Vocês não imaginam a minha felicidade, por ter algumas informações desse amigo. Me senti ansiosa, nervosa, com medo dele nem lembrar mais que eu existia. Ele tinha marcado muito na minha vida, tinha sido importante, mas e eu? Será que tinha sido uma boa amiga, para que ele também lembrasse de mim com o mesmo carinho?

Passei horas pensando e imaginando. Será que existiria realmente esse reencontro? E como seria?
Toda vez que eu entrava na internet a ansiedade era maior, até que no final da tarde, lá estava um recado, um e-mail e logo em seguida um “OI” no MSN. Meu Deus!!! Meu coração parecia que iria sair pela boca. No mesmo dia ele me ligou. Parecia um sonho. Eu estava falando com um amigo que não via, pior, que não tinha nem notícias há 14 anos. Foi maravilhoso!

Hoje mantemos contato sempre que possível. A saudade agora é bem maior. Sei que não reencontrei somente um amigo, mas um anjo que Deus colocou em minha vida. Sei que tenho novamente ao meu lado uma pessoa que, mesmo quando estou nos meus piores dias, consegue me fazer sorrir de verdade.

Com ele aprendi que tudo na vida é possível, que podemos atingir todos os nossos objetivos, que enfrentar os obstáculos com a cabeça erguida, os tornam mais fáceis e que se temos alguém ao nosso lado (mesmo distante fisicamente), qualquer problema se torna tão fácil de resolver.

Ele é, sem dúvida, um presente que Deus me deu. Um antigo companheiro de jornada que reencontrei, para que continuemos juntos, nos apoiando nesta nova caminhada.

Ele sempre diz não busca quantidade, mas, sim, a qualidade, certo de que a verdadeira amizade deve ser cultivada e cuidada como algo de real valor em nossa vida, algo que não nos pode ser tirado, e que levaremos conosco eternamente.A verdadeira amizade, nem um oceano pode separar. Porque ela é sólida. Nada pode abalá-la. Ninguém pode interferir. Porque ela é construída com amor e dedicação total.

Quando conquistamos um amigo (já que eles são raros), devemos cuidar e retribuir todo carinho e atenção que recebemos.

A amizade é como uma flor, tem que ser regada e adubada sempre com muito amor e carinho, para que ela se fortaleça...

Pv. 27:9 “Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver.”


Sidnei, te reencontrar foi maravilhoso, você realmente me conhece, sabe mais de mim, que qualquer outra pessoa, hoje posso dizer que eu tenho um amigo. Te amo!!! Que Deus te abençõe sempre e mesmo distante, estarei aqui torcendo por você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário