segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

MEU ANIVERSÁRIO!!!

Hoje é meu aniversário... Ou será que não??? Sei lá!!!

Confuso, né? Afinal, é ou não meu aniversário?

Para que todos possam entender, vou explicar melhor.
Nasci dia 29 de Fevereiro, mas fui registrada dia 28.
Pesquisei várias vezes para saber sobre o ano bissexto, tive curiosidade para saber se todas as pessoas que nascem nesse dia comemoram seu aniversário de 4 em 4 anos.

Há pessoas que só comemoram o seu aniversário de quatro em quatro anos.
Em anos comuns, "celebra-se quando dá mais jeito, a 28 de Fevereiro ou a 1 de Março, mas muitas vezes festeja-se na noite de 28 para 1.

PORQUE EXISTE O ANO BISSEXTO?

Lembrei agora de um dia (29 de Fevereiro de 2004) em que estava com meu filho, Lucas Gabriel, e ele me perguntou:
_ Mãe, você sabe porque existe o dia 29 de Fevereiro?
Respondi:
_ Ah filho, eu nem me lembro mais...
Antes que eu pudesse pensar para tentar explicar à ele, ele me disse:
_ É porquê o Terra leva 365 dias + 6 horas para dar a volta em torno do Sol e a cada 4 anos sobra um dia...
Ouvir aquilo de uma criança de 6 anos me deixou fascinada.

Fui buscar uma resposta mais profunda para o assunto.
Eles foram instituídos porque cada ano não tem 365 dias exatos. Na verdade, o período em que a Terra completa uma volta em torno do Sol é de 365,2422 dias. O ano bissexto foi o jeito que os astrônomos encontraram de compensar essa defasagem: a cada quatro anos, acrescenta-se um dia, o 29 de fevereiro, ao nosso calendário. Para saber se um ano é bissexto, basta aplicar duas regras. Primeiro, o ano tem que ser um número divisível por quatro – 2004, por exemplo, se encaixa nessa regra. Segundo, não entram anos divisíveis por 100, exceto aqueles que também são divisíveis por 400 – é o caso do ano 2000. Na prática, quase todos os anos divisíveis por quatro são bissextos. As últimas exceções foram os anos de 1800 e 1900, e as próximas serão 2100 e 2200. “Essas normas foram estabelecidas no final do século 16 pelo papa Gregório XIII. Em sua homenagem, chamamos o nosso calendário atual de gregoriano”, diz o astrônomo Amâncio Friaça, da USP.

Entretanto, o primeiro a reformar a contagem de tempo foi o imperador romano Júlio César, ainda em 46 a.C. Daquela época vêm algumas explicações curiosas para o costume de introduzir um dia a mais em alguns anos. No chamado calendário juliano, o último mês do ano era fevereiro. Por isso, o “bônus” caía exatamente nesse período, como acontece até hoje. “A diferença é que o dia extra não era o último do mês, mas o sexto dia antes do mês de março, que era contado duas vezes. Daí vem o nome bissexto”, afirma Amâncio. Para encerrar, vamos solucionar um mistério: você sabe o que acontece com quem nasce no dia 29 de fevereiro? Nos cartórios, a regra é registrar quem veio ao mundo no dia 29 nessa data mesmo. Teoricamente, o recém-nascido só sopraria as velinhas de quatro em quatro anos. Sorte que meu pai fez uma briga no cartório e eles me registraram dia 28. Assim posso comemorar todos os anos.

Um comentário: